Agenda entregou desafios aos prefeitos eleitos

Posted on Posted in DESENV. REGIONAL
Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

 

Teatro do Sinduscon ficou lotado

Da Agenda – Cerca de 20 prefeitos municipais gaúchos eleitos neste ano participaram do evento da Agenda 2020 nesta segunda-feira, 26/11, no Teatro do Sinduscon.

Na oportunidade foi entregue um documento com as metas propostas nas áreas de educação, segurança, saúde, infraestrutura e inovação em 24 cidades gaúchas, de todas as regiões (veja abaixo).

O trabalho abrange  os interesses de 51% da população  gaúcha  e 58% do PIB do Estado

O prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer, falando em nome dos gestores eleitos do interior do Estado, solicitou  que Agenda 2020 amplie o trabalho para todo o Rio Grande do Sul.

Ele também lembrou o trabalho realizado pela Pólo RS, na agenda estratégia realizada em  seu município.

– Ajudou a diminuir imensamente as disputas que existiam em nossa cidade e que diminuíam as chances de nosso desenvolvimento – disse Schirmer.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e de Canoas, Jairo Jorge, também se pronunciaram. Jorge reiterou a importância das parcerias público-privadas na área de infraestrutura.

– É a única maneira que existe das prefeituras municipais resolverem os gargalos – disse.

Para Fortunati, a Agenda 2020 traz uma importante contribuição para o debate, mas a realidade nem sempre é compatível com o idealizado.

– Precisamos reunir o planejamento que está no papel com o que é possível fazer nas cidades, de acordo com os recursos disponíveis e a legislação vigente – afirmou o prefeito da capital.

Ele lembrou casos como o do ensino fundamental que aumentou de oito para nove anos, mas não teve aumento no orçamento.

Também citou a politica de diminuição do imposto sobre os automóveis que acabou penalizando os municípios de duas maneiras: diminuindo a arrecadação e aumentando os problemas de mobilidade urbana.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau e voluntário da Agenda 2020, Jorge Gerdau Johannpeter.

Durante sua fala, destacou a importância do domínio dos processos de gestão para o alcance da competitividade.

Além disso, os problemas decorrentes da alta tributação brasileira em relação à concorrência com mercados estrangeiros é tema que merece atenção.

– O trabalhador e empresário brasileiro carrega uma mochila de 40 quilos, enquanto os mexicanos carregam uma mochila com a metade disso, por exemplo – disse  Gerdau.

Ele convidou os presentes a fazer uma caminhada com este peso nas costas e refletirem sobre qual a distância que estes países vão percorrer.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado, Heitor Müller, da Federasul, Renato Russowsky e da Federação das CDLs e do Sebrae/RS, Vitor Koch, e o vice da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, também prestigiaram o evento.

–  A Agenda 2020  é um processo imprescindível para a evolução  da gestão pública, essencial para o desenvolvimento social e econômico do estado –  considerou Koch.

Em nome dos vereadores  falou o presidente da Câmara de Municipal de Porto Alegre, Mauro Zacher, que tratou da importância das cidades manterem indicadores confiáveis para o seu planejamento.

Os voluntários que fizeram a apresentação das metas foram Júlio Ferst (Inovação), Mariza Abreu e Simone Bittencourt (Educação), Paulo Menzel (Infraestrutura), Everton Marc (Segurança) e Antônio Quinto (Saúde).

A entrega dos documentos aos prefeitos foi realizado pelo Presidente do Conselho de Administração da Pólo RS – Agencia de Desenvolvimento,  Bolivar Moura.

– O objetivo deste esforço voluntário é contribuir com as futuras administrações municipais. Esse é o trabalho da Agenda como representante da sociedade civil organizada – ressaltou Moura.

O mestre de cerimômia do evento foi o voluntário Claudio Bins

 Veja a apresentação dos voluntários na íntegra

One thought on “Agenda entregou desafios aos prefeitos eleitos

  1. Parabenizo equipe AGENDA 2020 pelo o sucesso do Evento.
    Continuamos à Vossa inteira disposição, para auxiliarmos os atuais Prefeitos, nas áreas que atuamos: água terra e ar ( Estações de Tratamento de Água e esgotos, tratamento de efluentes industriais, separador ótico de resíduos recicláveis, tratamento de resíduos orgânicos e captação de particulados e remoção de CO2 nos processos de queima de carvão e derivados de petróleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *