Condições socioeconômicas de Santa Maria foram discutidas no Debates do Rio Grande

Posted on Posted in AGENDA DA AGENDA, DESENV. REGIONAL
Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook
Debates do Rio Grande em Santa Maria
Debates do Rio Grande em Santa Maria

Da Agenda –  O município de Santa Maria recebeu, na noite dessa terça-feira, 21/5, mais uma edição do Debates do Rio Grande 2013.

O evento, que foi realizado no Colégio Marista de Santa Maria, reuniu lideranças locais e discutiu a situação socioeconômica da cidade nos últimos anos.

 O debate foi mediado pelo comunicador do Grupo RBS Lasier Martins e possui o apoio técnico da Agenda 2020

Estiveram presentes na discussão o empresário Carlos Costa Beber, o economista José Maria Dias Pereira, Luiz Fernando Pacheco, presidente da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e Vilson Serro, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

A economista da Agenda 2020, Manuela Lopes, apresentou um diagnóstico social e econômico da região.

Ela  apontou os gargalos que ainda precisam ser superados como o êxodo da mão-de-obra, por exemplo.

– Com aproximadamente 20% da população na universidade, o município não consegue transformar o conhecimento gerado em desenvolvimento e dinamismo econômico – afirmou a economista.

Foram enumerados o grande potencial de integração multimodal (trem, rodoviário e aeroportuário) e a importância da Universidade Federal como fomentadora do empreendedorismo local.

No evento, o gerente regional do SEBRAE/RS, Jaques Jager,  falou das oportunidades que a região oportuniza para se empreender.

 Salientou que as prefeituras devem implementar a Lei Geral para que as micro e pequenas empresas possam vender para as prefeituras.

Na plateia, estavam presentes o prefeito Cezar Schirmer, o deputado estadual Jorge Pozzobom, secretários municipais, empresários e lideranças locais.

O próximo Debates pelo Rio Grande será realizado o dia 11 de junho, em Passo Fundo

Veja abaixo a apresentação da Agenda 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *