Centenas de voluntários discutiram o futuro do RS

Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

IMG_9113
Em evento realizado pela Agenda 2020 na FIERGS, fóruns temáticos debateram ideias para melhorar a situação do nosso Estado 

Cerca de 400 voluntários preocupados com o futuro do Rio Grande do Sul participaram na tarde desta quinta-feira, 29, de um encontro proposto pela Agenda 2020 para rediscutir propostas em onze áreas importantes para o nosso pleno desenvolvimento. O evento, denominado “Desafios do RS”, lotou o Salão de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre, e serviu para que novas ideias, vindas dos mais diversos segmentos da sociedade, fossem colhidas.

O evento iniciou pouco depois das 14h e foi aberto pelo presidente da FIERGS, Heitor Muller, que falou rapidamente sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Agenda 2020. Em seguida, o presidente do Conselho Superior da Agenda, Humberto Busnello, apresentou indicadores do Estado em várias áreas. Ele chamou a atenção dos voluntários presentes para dados que tratavam, principalmente, sobre a eficiência do gasto público em educação e as perspectivas de longevidade para a sociedade gaúcha.

Após pormenorizar diversos indicadores do Estado, também, Ronald Krummenauer, diretor executivo da Agenda 2020, explicou a maneira através da qual as mesas deveriam trabalhar. Cada um dos onze fóruns temáticos representados no evento tinha um ou mais coordenadores responsáveis por mediar as discussões. Em cada uma, dez voluntários colocavam em pauta as suas ideias e convicções sobre o tema discutido.

Sobre cada mesa havia as diretrizes do mapa estratégico da Agenda 2020 desenvolvido em 2006, quando da criação do movimento. Em uma linha do tempo, colocada em uma das paredes do centro de convenções, os voluntários podiam, também, analisar post its nos quais estavam colocadas ideias apresentadas e apoiadas pela Agenda 2020 nesses oito anos de atuação, como a ampliação do Aeroporto Salgado Filho e alterações no plano de carreira do magistério para que se chegue ao pagamento efetivo do piso nacional da categoria.

IMG_9102

O que os grupos estavam discutindo era colocado em uma folha A3. Era o documento que continha as ideias daquela mesa de trabalho para o fórum do qual fazia parte. Também novos post its, com propostas que devem ser estudadas e postas em prática de 2015 até 2035, eram colados de igual forma na linha do tempo. As ideias sugeridas pelos voluntários serão compiladas pela Agenda 2020 na próxima semana e, a partir daí, os fóruns iniciarão, já no mês de junho, reuniões periódicas de aprofundamento dessas diretrizes. Com isso, a Agenda 2020 conseguirá, além de ter um mapa de ações para o desenvolvimento do Estado, apresentar sugestões aos candidatos a governador, principalmente, nas eleições deste ano.

Anderson Guerreiro, Agenda 2020
anderson@polors.com.br

 
CONFIRA A APRESENTAÇÃO DO EVENTO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *