10 lugares que você precisa conhecer no Rio Grande do Sul

Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

Uma das regiões mais incríveis do Brasil apresenta cenários que parecem ter saído de um quadro!

Rio Grande do Sul combina com uma deliciosa viagem durante o inverno, um bom chimarrão ou taça de vinho, churrascão bem servido e os incríveis chocolates de Gramado. Vai dizer que não é isso que vem a sua cabeça quando você pensa na região? A verdade, porém, é que o Estado reserva muitas outras surpresas aos visitantes. A região, formada por atrações naturais e cidades charmosas, é perfeita para férias em família ou até mesmo para aqueles momentos em que queremos conhecer lugares novos e surpreendentes.

De vinícolas a cânions e reservas naturais, confira 10 lugares que você precisa conhecer no Rio Grande do Sul:

Gramado

Gramado é uma cidade única em solo brasileiro. Contando com uma cultura muito particular, arquitetura característica e inúmeras opções de lazer para turistas, é um destino mais do que recomendado para quem quer ter contato com o que a cultura local tem a oferecer de melhor. Por meio da forte influência da cultura europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil.

Mini Mundo

Mini Mundo é uma das atrações turísticas mais visitadas de Gramado! O local é um parque temático a céu aberto e tem réplicas de construções 24 vezes menores do que o tamanho real. São mais de 140 obras, dentre elas, castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de diversos países.

Vale dos Vinhedos

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.

Vinícola Larentis

A vinícola Larentis trabalha com o conceito de vinícola familiar e por ser menor do que as demais da região, o clima intimista e caseiro encanta os visitantes, que são surpreendidos pelo aconchego e história da marca. Um diferencial é a colheita noturna, que permite que os visitantes colham uva à noite, com todo o material e treinamento necessário. Essas uvas posteriormente serão transformadas em vinho – que são enviados aos visitantes após ficarem prontos. O valor desse programa – que inclui um dia todo na vinícola – é de R$ 120. Para quem busca um programa mais light, aos domingos é realizado um piquenique em meio aos vinhedos – com direito a toalha na grama e almofadas.

Parque do Caracol

Após conhecer o processo de fabricação dos vinhos e espumantes da região, nada melhor do que aproveitar as atrações imperdíveis da região! No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol. Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas que não podem deixar de ser visitadas na região! Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra.

Maria Fumaça

A Maria Fumaça é uma das atrações imperdíveis da cidade de Bento Gonçalves. O passeio no trem dura em torno de 2 horas e passa pela rota do vinho, com direito a degustação e apresentação folclórica. O destino é a cidade de Carlos Barbosa. Para realizar o passeio, indica-se a compra antecipada do ingresso através do site.

Cânion Itaimbezinho

Considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual – belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Localizado na cidade de Cambará do Sul, o local está caindo no gosto dos turistas, que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas.

Cânion Fortaleza

Outro passeio obrigatório em Cambará do Sul é a visita ao Cânion Fortaleza que, embora se assemelhe com os demais, a vista e sensação de estar em sua borda faz com que a surpresa e o fascínio sejam únicos. O que mais chama a atenção neste cânion é sua magnitude e beleza, já que são mais de 7 km de extensão com uma fenda sem fim – fica quase impossível enxergar o chão!

Parque da Guarita de Torres

Para quem quer conhecer uma praia incrível, a dica é visitar Torres, bem próximo à divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O Parque da Guarita de Torres é o principal ponto de visitação, já que conta com imponentes paredões rochosos que parecem estar guardando a praia de águas cristalinas.

Minas do Camaquã

Que tal desbravar uma antiga mina localizada em um cenário incrível e diferente de tudo o que você já viu? A 70 km da cidade de Caçapava do Sul, as Minas do Camaquã encantam por suas belezas naturais. Por lá, é possível realizar diversas atividades de aventura como tirolesa, stand up paddle, entre outros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *