Ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho é fundamental para futura expansão

Posted on Posted in INFRAESTRUTURA
Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

Christoph Nanke, vice-presidente sênior da Fraport, afirmou que o Aeroporto Salgado Filho tem grande potencial

Executivos do grupo alemão Fraport AG Frankfurt estiveram reunidos nesta segunda-feira (3) com o governador José Ivo Sartori. O objetivo foi apresentar os planos da empresa para administrar o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A Fraport AG venceu o leilão da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) feito em 16 de março e vai administrar o Salgado Filho pelos próximos 25 anos, prorrogáveis por mais cinco.

O vice-presidente sênior da empresa, Christoph Nanke, afirmou que o terminal tem um grande potencial. “Há algum tempo a Fraport quer entrar no mercado aeroportuário brasileiro e escolheu o terminal de Porto Alegre pelo grande potencial para desenvolvimento futuro”, afirmou. Nanke destacou ainda a localização geográfica estratégica do Salgado Filho no Mercosul. Ele anunciou que a empresa abrirá um escritório com a equipe que gerenciará o projeto.

Sem falar em números de investimentos, o vice-presidente da Fraport afirmou que a ampliação da pista de pouso e decolagem do Salgado Filho é fundamental para garantir a expansão do terminal no cenário internacional.

“A pista no momento é o grande fator que limita o desenvolvimento do aeroporto, e precisa da cooperação das autoridades”, afirmou Nanke. O executivo disse ainda que o trabalho começará a partir da assinatura da concessão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, disse que será montado um grupo de trabalho com todos os envolvidos no processo para garantir que a concessão da Fraport tenha êxito. “A partir da instalação deste grupo, será definido os passos seguintes e necessários para que o projeto tenha o trâmite de maneira normal”, explicou.

Entre os investimentos previstos estão a ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aeronaves, do estacionamento e da pista de pouso e decolagem em mais 920 metros, no prazo de 52 meses após assinatura da concessão. Os representantes da Fraport AG estão na capital para manter contatos também com a Infraero, a Anac  e a prefeitura de Porto Alegre.

Fraport AG

O grupo alemão é uma das principais empresas do mundo no ramo de aeroportos internacionais. Oferece uma gama completa de serviços de gestão aeroportuária integrada. A companhia administra cinco aeroportos na Europa: o de Frankfurt, um dos mais modernos do mundo, cinco na Ásia, dois na África e um na América Latina. Em 2016, a Fraport gerou vendas no valor de 2,59 bilhões de euros e lucro de cerca de 400 milhões de euros. No mesmo ano, 105 milhões de passageiros utilizaram aeroportos em que a Fraport tem mais de 50% de participação.

Fonte: Revista Amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *