Documentário sobre o Presídio Central de Porto Alegre

Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

 Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil

O filme retrata um sistema prisional falido e beirando o caos, a partir da realidade do maior presídio do país, que sofre com uma superlotação crônica e cujo controle, a partir do portão das galerias, é exercido pelos próprios presos, na maioria dos casos, líderes de facções criminosas.

Dirigido por Tatiana Sager e codirigido por Renato Dornelles, o filme mergulha nas condições degradantes que levaram essa prisão a ser também considerada a pior do Brasil e definida como “A Masmorra do Século 21” pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional.

Cenas impactantes mostram o interior das galerias, onde o poder é exercido pelos próprios presos, organizados em facções. Imagens inéditas denunciam o uso de drogas e a superlotação, um dos principais obstáculos à ressocialização.

Através de depoimentos de apenados, policiais militares e visitantes, além de análises de autoridades, são caracterizados o cotidiano e a dura realidade do presídio, que já foi alvo de denúncias à Organização dos Estados Americanos (oea) por violação dos direitos humanos. O documentário foi inspirado no livro Falange Gaúcha, do jornalista Renato Dornelles.

O documentário é um forte indicativo para entender a grave e cruel crise do sistema carcerário brasileiro e que tem levado a motins frequentes e, em especial, aos recentes massacres em pelo menos três casas prisionais das regiões Norte e Nordeste. Barril de pólvora que pode gerar novos e mais graves genocídios.

https://www.centralofilme.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *