Dia Mundial da Atividade Física alerta sobre os perigos do sedentarismo

Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

Hoje, 5 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência deste sedentarismo.

A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de adultos (maiores de 18 anos) com sobrepeso: 55%.

De acordo com outro estudo, divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana.

Um dos objetivos do Dia Mundial da Atividade Física é estimular as pessoas a realizar ao menos 30 minutos de exercícios por dia, cinco vezes por semana. Correr, caminhar, pedalar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos mais comuns. Contudo, atividades cotidianas como subir escadas, descer do ônibus um pouco antes, passear com animais de estimação, cuidar do jardim e lavar o carro, por exemplo, também se caracterizam como atividades físicas e promovem benefícios, quando adotadas frequentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *