PIB do Rio Grande do Sul cresce, puxado pelo agronegócio

Posted on Posted in Rio Grande do Sul
Compartilhe:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

O agronegócio também puxou o desempenho da indústria

O PIB do Rio Grande do Sul está crescendo nas três comparações básicas divulgadas na pesquisa da Fundação de Economia e Estatística. No acumulado do semestre, o avanço foi de 2,1%.

O dado do segundo trimestre aponta crescimento de 0,7% sobre os primeiros três meses do ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia gaúcha avançou 2,5%.

A agropecuária está com um crescimento forte acumulado. Este foi o trimestre de entrada de safra, avisa o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.

– A agropecuária está crescendo 8% no trimestre, é mais do que o crescimento da China. E mais: o Rio Grande do Sul está crescendo sobre uma base forte de PIB agropecuário. Quase metade do crescimento do PIB gaúcho é da agropecuária.

O desempenho da indústria do Rio Grande do Sul também veio acima da média nacional. Há influência do agronegócio nisso também, que movimenta o setor industrial.

– Há cerealistas, fábricas de máquinas agrícolas, agroindústrias, entre outros. Boa parte do parque industrial gaúcho fornece ou compra da agricultura – acrescenta o economista.

Ainda sobre a indústria, o coordenador da pesquisa na FEE, Roberto Rocha, lembra que desde o final de 2016 o setor dava sinais de que tinha superado o fundo do poço. Rocha destaca ainda o desempenho do comércio. Foi estimulado pela queda da inflação, estabilidade no desemprego, renda agrícola e liberação do FGTS. A ponderação maior está, no entanto, na construção civil.

Fonte: Gaúcha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *