20 de outubro de 2014

DESENV. REGIONAL

desenvolvimento-regional

As políticas dirigidas ao desenvolvimento regional surgem tanto da necessidade de diminuir as disparidades econômicas e sociais que existem entre os territórios como para ampliar a competitividade e a sustentabilidade das regiões. Concordando com essas proposições, o Fórum Temático de Desenvolvimento Regional da Agenda 2020 busca o desenvolvimento equilibrado das regiões do Estado com base em um planejamento estratégico regionalizado e integrado, com participação social, garantindo a continuidade das políticas públicas.

No modelo atual de gestão, o poder público, a iniciativa privada, as entidades de apoio (Sistema S), os COREDEs e a FAMURS agem de forma isolada, interagindo com o mesmo público regional para fins semelhantes, pulverizando recursos que são poucos e insuficientes. Isso contribui para neutralizar a ação de todos e tornando não-efetivas as iniciativas tomadas. Além disso, muitas vezes há superposição de ações no mesmo território, retardando ou mesmo impedindo o alcance de melhores patamares de desenvolvimento e qualidade de vida para as regiões.

Para alterar este cenário, a AGENDA 2020 sugere que os agentes regionais identifiquem pontos de consenso para atuar de forma integrada e, com isso, alcancem melhores resultados do que se agissem de forma isolada. Questões como o planejamento territorial, formação e desenvolvimento tecnológico e custo logístico são exemplos de temas que poderiam ser aprofundados e potencializados caso trabalhados pelo conjunto de agentes de cada região.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

Um comentário sobre “DESENV. REGIONAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *