20 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO

educação

O Fórum Temático de Educação vem trabalhando com o objetivo da Agenda 2020 de definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade. Entre outras ações, para atingir esse propósito é preciso investir na valorização e qualificação dos professores e de ampliar a rede de escolas em tempo integral.

Formulados em 2006, os objetivos da Agenda 2020 em relação à educação básica vêm se atualizando à medida que avança no país o debate e as iniciativas do poder público e da sociedade em defesa de uma educação de qualidade para todos.

Em 2007, os três objetivos estratégicos da Agenda foram articulados com as metas do Movimento Todos pela Educação, também iniciado em 2006, e com o debate então em curso sobre a valorização do magistério e a educação em tempo integral.

Assim, definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade implica:

  1. ampliação do atendimento educacional dos 0 aos 3 anos
  2. universalização da pré-escola, ensino fundamental e médio
  3. conclusão no ensino fundamental e médio na idade correta
  4. alfabetização das crianças até os 8 anos de idade
  5. níveis apropriados de aprendizagem no ensino fundamental e médio
  6. investimento em educação ampliado e bem gerido

Da mesma forma, investir na valorização e qualificação dos professores deve levar a:

  1. salários compatíveis com a função exercida
  2. carreira com progressão articulada à melhoria das taxas de aprovação e níveis de aprendizagem dos alunos
  3. melhoria da qualidade da formação inicial dos professores
  4. formação continuada vinculada à sala de aula e melhoria da aprendizagem

Por fim, o objetivo estratégico de ampliar a rede de escolas em tempo integral deve começar por:

  1. cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias de trabalho escolar

e, na sequência, viabiliza-se por:

  1. escolas com tempo integral (ao menos 7 horas diárias)
  2. oferta de atividades complementares no contraturno, para esforço e recuperação escolar

Com base nesses objetivos, o Fórum Temático de Educação da Agenda 2020 vem acompanhando a evolução da educação no Estado nos últimos oito anos. Foram elaborados documentos com diagnósticos e propostas para a gestão da educação gaúcha. Em 2010, para a gestão da educação estadual no período de 2011 a 2014. Em 2012, para a gestão da educação municipal de 2013 a 2016. Mais uma vez, em 2014 trata-se de formular propostas para a gestão 2015-2018, agora articuladas também com as metas do II Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 2014 a 2024.

Infelizmente, apesar dos esforços empreendidos pelo poder público e por amplos setores da sociedade no Estado, em especial pelos professores, ainda não foi possível recuperar a posição de destaque da educação básica gaúcha no contexto nacional. Em parte, isso pode ser explicado pela descontinuidade das políticas educacionais, quando em educação os resultados se colhem no médio e longo prazo.

A reversão deste cenário depende em primeiro lugar da aplicação de mais recursos na rede estadual de ensino, o que somente pode ser viabilizado com soluções para a situação fiscal do Estado e para as despesas com a previdência dos servidores estaduais. Mas depende também de melhoria dos padrões de gestão educacional e da continuidade das políticas educacionais, o que exigirá mobilização e esforço articulado de toda a sociedade rio-grandense.

educação-agenda2020

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2 comentários sobre “EDUCAÇÃO

  • Olá!
    Mês passado encaminhei um projeto para participar do Prêmio Professor Inovador, e agora não consigo encontrar um local para ver como anda a situação, se já foram escolhidos os projetos, quando vão ser divulgados… Alguém poderia me informar aonde posso encontrar isso?
    Obrigada!

    • Olá Eliane, você encaminhou para a Secretaria Municipal de Educação do seu município? Ela é a responsável por encaminhar os projetos para a Agenda Paranhana 2020.

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