20 de outubro de 2014

INFRAESTRUTURA

infraestrutura

A Agenda 2020, a partir da análise do Fórum Temático de Infraestrutura, compreende que o Rio Grande do Sul necessita, com urgência, resolver os problemas estruturais e operacionais que vem penalizando sua infraestrutura, comprometendo substancialmente a competitividade do Estado e limitando o seu desenvolvimento. Entre os objetivos priorizados no mapa estratégico da Agenda 2020 sobre o tema está a integração da rede logística, privilegiando os modais de maior eficiência, a garantia do uso eficiente e a disponibilidade de energia a preços competitivos, a universalização do saneamento básico e realização de investimentos, adotando as melhores alternativas de financiamento e recursos, considerando o custo de não fazer, bem como sugerindo alternativas de gestão para alterar o quadro histórico de insuficiência nas ações objetivas de investimento em infraestrutura no Estado.

Para o Rio Grande do Sul alcançar esses objetivos é imperativo que sejam adotadas ações voltadas à gestão. Ou seja, administrar os recursos humanos e financeiros do Estado a partir de requisitos técnicos e com o propósito de obter os fins determinados em seu planejamento. E, desse modo, criar um ambiente favorável à competitividade, fundamentado na gestão e no planejamento de longo prazo. Ao recuperar a cultura do planejamento, estará se resgatando o aspecto da visão de Estado para infraestrutura, pois estes investimentos têm processos de maturação que transcendem governos, ou seja, uma vez iniciados devem ser concluídos sob pena de desperdício e sem retorno dos recursos públicos, fato recorrente no RS.

O Fórum de Infraestrutura elencou uma série de proposições que, uma vez adotadas, irão alterar o quadro de incapacidade e deficiência que marcam a infraestrutura do Rio Grande do Sul. Reorganização da SEINFRA privilegiando profissionais devidamente capacitados e com atribuição legal para exercer as atividades, continuidade nos projetos contemplados no Plano Estadual de Logística e Transporte são exemplos de propostas que diminuiriam a precariedade da infraestrutura Rio Grande do Sul, gerando ganhos de produtividade e qualidade para toda a economia gaúcha.

infraestrutura-agenda2020

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA PROPOSTA PARA INFRAESTRUTURA

Um comentário sobre “INFRAESTRUTURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *