inovação

A inovação e o desenvolvimento tecnológico alcançados nos últimos anos abriram um leque de novas possibilidades e trouxeram ferramentas chave para o desenvolvimento dos mais diversos setores. Hoje, as novas tecnologias são peça fundamental para o aumento da competitividade dos espaços econômicos em todo o planeta. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul deu uma passo importante com a implementação da Lei Estadual de Inovação, no ano de 2009, com o objetivo de estabelecer medidas de apoio à inovação tecnológica em empresas e centros de pesquisa. Outras políticas e programas deram sequência à lei, procurando assim disseminar a cultura da inovação e do desenvolvimento tecnológico no Estado.

O Rio Grande do Sul possui três Parques Tecnológicos consolidados com cerca de 300 empresas instaladas e geração de, aproximadamente, 14 mil empregos diretos. Além disso, doze Parques Tecnológicos em fase de implantação que deverão gerar, em média, 10 mil empregos diretos e irão contribuir para o desenvolvimento mais equilibrado das regiões do Estado. Ainda assim, de acordo com o Fórum Temático da Agenda 2020, a educação de baixa qualidade, o número escasso de técnicos, a falta de integração entre os agentes, as políticas e os programas de incentivos ainda insuficientes e bastante burocráticos, entre outras questões essenciais, são alguns dos desafios que o Rio Grande do Sul deverá enfrentar para transformar o Estado em um ambiente competitivo e favorável à inovação.

Para mudar este cenário, entre os principais objetivos estão a execução de políticas de fomento e incentivo à inovação e tecnologia e a busca por maior integração entre empresas, instituições de pesquisa, universidades e Governo em tecnologia de ponta. Além dessas estratégias, é fundamental a estruturação de “habitats” de inovação. Ou seja, organizar locais onde os processos inventivos sejam favorecidos, diminuindo as distâncias entre os principais agentes e assegurando a infraestrutura necessária para a transferência de tecnologia e de conhecimento para a estrutura produtiva.

inovação-agenda2020

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA PROPOSTA PARA INOVAÇÃO