Ranking da competitividade

p-dm-amare

Fonte: Ranking de Gestão e Competitividade dos Estados Brasileiros / CLP / Economist

O sinal está amarelo, pois o Rio Grande do Sul de 2011 a 2014 vem ocupando a quarta posição no ranking de competitividade dos estados brasileiros.

A posição é boa, mas a meta é ser primeiro. O ranking* é composto por oito áreas: o ambiente político e econômico, a infraestrutura disponível nos estados, a legislação estadual, os recursos humanos e a formação profissional, bem como a segurança pública e os investimentos em inovação e sustentabilidade. A pontuação varia de 0 a 100 e o Rio Grande do Sul obteve nota 63,3. Esta nota reflete a fragilidade do Estado em áreas como o sistema fiscal, o regime regulatório, burocracia e infraestrutura que atrasam o crescimento e dificultam a ampliação da competitividade do Estado.

*Em 2015 houve uma reformulação na metodologia do ranking alterando as dimensões analisadas. Neste novo modelo, o RS passou para a 5ª colocação. Entretanto, como não há uma série histórica de desempenho, o painel permanecerá apontando os resultados entre 2011 e 2014 e em 2016 será atualizado com a nova metodologia. O conteúdo completo pode ser acessado na área de Desenvolvimento de Mercado.

 

Acesse aqui o conteúdo completo de Desenv. Mercado

 

Acesse aqui a proposta da Agenda 2020